Política | Quinox

Pra que serve o Psyllium no Quinox?

Presente na fórmula de Quinox, o Psyllium é uma forma de fibra solúvel proveniente das cascas da semente de psyllium. Esta planta cresce predominantemente na Índia, pois é nativa da Ásia, mas pode ser encontrada em todo o mundo, incluindo o cultivo no Brasil.

O psyllium é um laxante de fibra de formação de massa que é usado para tratar constipação ocasional ou irregularidade intestinal Também pode ajudar a diminuir o colesterol quando usado em conjunto com uma dieta pobre em colesterol e gordura saturada.

Algumas pessoas podem precisar de um suplemento de fibra, como o psyllium, para aumentar sua ingestão. Diz-se que a fibra ajuda a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo:

  • Prisão de ventre
  • Diabetes
  • Diarreia e fezes soltas
  • Doença cardíaca
  • Pressão alta
  • Colesterol alto
  • Síndrome do intestino irritável (SII)
  • Síndrome metabólica
  • Obesidade

Existem dois tipos de fibra: a fibra solúvel atrai água e se transforma em gel durante a digestão para ajudar a retardar o processo. A fibra insolúvel adiciona volume às fezes e parece ajudar a comida a passar mais rapidamente pelo estômago e intestinos.

Benefícios do Psyllium para a saúde

O Psyllium ajuda nos casos de prisão de ventre

Aumentar a ingestão de fibras solúveis promove a regularidade do intestino. À medida que o psyllium desce pelo trato digestivo, ele absorve água no intestino, incha e contribui para um banquinho em gel mais macio e fácil de passar.

Um estudo constatou que as fibras de psyllium comprovou serem eficazes para melhorar a constipação e a qualidade de vida; no entanto, as fibras de ameixa foram mais eficazes no alívio da flatulência e inchaço. 

O Psyllium serve para evitar o colesterol alto

Adicionar fibra solúvel à sua dieta pode ajudar a diminuir o seu colesterol. Produtos baseados em psyllium reduzem o risco de doenças cardiovasculares ao baixar o colesterol.

A fibra solúvel interfere na captação de ácidos biliares no intestino, levando à sua excreção nas fezes. À medida que o fígado converte o colesterol para substituir os ácidos biliares, os níveis de colesterol “ruim” são reduzidos. 

Psyllium também faz o controle de glicose

Controlar os níveis de açúcar no sangue é essencial para uma boa saúde. A adição de casca de psyllium à dieta demonstrou controlar picos de açúcar no sangue após uma refeição, reduzindo a taxa de carboidratos absorvidos. Isso ajuda a reduzir a queda de energia comum após uma refeição.

Além disso, a casca de psyllium ajuda a melhorar o controle da glicose a longo prazo. 

Melhor saúde do coração

A fibra semelhante a gel criada quando o psyllium absorve água também pode desempenhar um papel importante na redução do colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) “ruim” sem afetar o colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade) “bom” por meio de um processo semelhante ao mecanismo dos medicamentos para baixar o colesterol. 

Esse mecanismo envolve a ligação do psyllium aos ácidos biliares no intestino e impede sua reabsorção. Isso tem implicações importantes para a nossa saúde, pois estudos sugerem que o colesterol LDL alto está associado a várias doenças cardiovasculares.

O Psyllium auxilia na perda de peso

Sentimentos de fome após as refeições são muito comuns durante a dieta e podem arruinar completamente um programa bem estruturado em um instante. Embora um balanço energético negativo sustentado (períodos de tempo sustentados que consumam menos calorias do que o utilizado pelo corpo) seja fundamental para a perda de peso, o alto teor de fibras da casca de psyllium pode ser uma ótima ferramenta para ter em seu ciclo de perda de peso, pois sua adição foi demonstrado que ajuda a retardar a digestão dos alimentos no estômago e aumenta a sensação de saciedade após uma refeição. 

Com isso em mente, estudos demonstraram significativa perda de peso com a adição de casca de psyllium à dieta. Embora isso seja impressionante por si só, esses estudos também demonstram perda de peso progressiva e sustentada ao longo do tempo e nenhum ganho de peso durante os últimos meses do programa.

  • Saciedade

Há estudos que indicam que a fibra solúvel promove uma sensação de saciedade, o que pode resultar em um melhor controle de peso. Recentemente lançado, por exemplo, uma análise revelou que a suplementação de Psyllium resultou em maior plenitude e menos fome entre as refeições em comparação com um placebo.

Promove movimentos intestinais naturais

A função intestinal saudável é essencial para a saúde ideal e para evitar problemas gastrointestinais, como constipação e hemorroidas subsequentes. Esses efeitos não apenas prejudicam nossa saúde, mas também podem afetar nosso desempenho ou impossibilitar totalmente o exercício.

Para esse fim, demonstrou-se que o psyllium fornece um efeito laxante claro e ajuda a melhorar a regularidade do intestino e é altamente recomendado para quem sofre de constipação crônica.

Quando comparado com outras fontes de fibras alimentares, o psyllium parece ser um dos mais eficazes para problemas relacionados ao intestino, além de estar associado a menos efeitos colaterais, como inchaço e gases.

O que é a casca do Psyllium e para que servem?

As  cascas de psyllium são uma forma de fibra proveniente das cascas das sementes de psyllium do gênero de plantas asiáticas Plantago. As cascas podem ser moídas em pó e fornecer uma rica fonte de fibra solúvel. Dentro do sistema digestivo, a fibra solúvel absorve a água para ajudar a retardar a digestão e a absorção de vários nutrientes contidos na comida.

Embora o psyllium seja clinicamente usado como laxante, também oferece muitos outros benefícios à saúde, que incluem controle de glicose a curto e a longo prazo, perda de peso, melhorias na saúde cardiovascular e reduções em problemas gastrointestinais, como constipação. Além disso, o psyllium não contém glúten, tornando-o adequado para pessoas com doença celíaca.

As cascas de psyllium fornecem uma ótima fonte de fibra solúvel e podem fornecer uma série de benefícios à saúde, que vão desde perda de peso até melhorias na saúde cardiovascular e digestiva. Portanto, independentemente do seu objetivo, a casca de psyllium pode oferecer uma maneira barata e eficiente de apoiar uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.